NOME POPULAR: UKUWA, ZILO OU, BREADFRUIT AFRICANA, ARVORE DO FEIJÃO OU FEIJÃO AFRICANO

NOME CIENTIFICO: TRECULIA AFRICANA.

ORIGEM: NIGERIA E MADAGASCAR

FAMILIA DAS MORACEAE

OBSERVAÇÕES: DEPOIS DE 9 ANOS DE ESPERA, TIVEMOS A ALEGRIA DE VER ESSA RARIDADE FRUTIFICAR NO SITIO FRUTAS RARAS PELA PRIMEIRA VEZ EM ABRIL DE 2.010, PORÉM ATÉ 2.013 O FRUTO NÃO PRODUZIU AS VALIOSAS SEMENTES COMESTIVEIS. MAIS EM FEVEREIRO DE 2.014 FOMOS SUPREENDIDOS COM A GIGANTESCA FRUTA DE 24 KG QUE ESTOU CARREGANDO ABAIXO. ESSA FRUTA PRODUZIU 1,600 KG DE SEMENTES.

 

CARACTERISTICAS: ARVORE DE 8 A 15 M DE ALTURA, EMBORA DE ORIGEM TROPICAL, PODE SER CULTIVADA EM CLIMA SUBTROPICAL RESISTINDO BEM A GEADAS DE ATÉ -3 GRAUS. APRECIA QUALQUER TIPO DE SOLO BEM DRENADO E PROFUNDO.

 

USOS: FRUTIFICA NO FIM DO VERÃO DEIXANDO CAIR BOLAS ENORMES. O FRUTO PRECISA ENTRAR EM DECOMPOSIÇÃO PARA FACILITAR A REMOÇÃO DAS SEMENTES. AS SEMENTES TEM UMA CASCA DURA QUE PRECISA SER RETIRADA APÓS SER TORRADA. AS SEMENTES SÃO COMESTIVEIS E DELICIOSAS TORRADAS, OU COZIDAS EM SOPAS, OU DA MESMA FORMA DE FEIJÃO. PODE SE FABRICAR DOCES DELICIOSOS E FAZER FARINHA PARA SER USADA EM DIVERSAS RECEITAS, É SÓ USAR A CRIATIVIDADE!

 

FRUTO VERDE

FRUTO MADURO CORTADO

HELTON SEGURANDO O FRUTO DE UKUWA

SEMENTES BENEFICIADAS

  

Voltar para frutas exoticas ou Voltar para Moraceae

 

 

.